O rio é a desculpa perfeita para lançar uma discussão ampla sobre Tavira. É o elemento chave, biofísico e simbólico, que articula passado e futuro, actividade económica com sabedoria popular e paisagem. Quase como uma peça arqueológica, o rio fala-nos das actividades que moldaram lentamente a paisagem e os hábitos das gentes; fala-nos da transformação das economias rurais e das novas dinâmicas da cidade de Tavira; fala-nos ainda, e sobretudo, de novas oportunidades, novas visões sobre o território e da necessidade de uma economia de novo tipo.

O Projecto Rio - Um Factor de Desenvolvimento e Valorização de Tavira - é uma iniciativa conjunta do Centro de Ciência Viva de Tavira, da Associação Chão de Gente e da Câmara Municipal de Tavira, enquadrada na plataforma PLACES - Cities of Scientific Culture – da União Europeia. É um projecto a quatro anos que ambiciona ampliar o envolvimento do cidadão na ciência, tecnologia e território.

O Projecto Rio inicia um processo de comunicação em ciência de tipo novo. Pretende considerar a cultura científica pública como a competência duma comunidade para participar de forma informada a diversos níveis, individuais e organizacionais, em questões relevantes para a comunidade. Pretende iniciar um debate público em torno do rio, equacionando problemas, potencialidades e projectos e tornar esse trabalho património da comunidade, susceptível de orientar o futuro.

Partindo do conceito de “cidade europeia de cultura científica”, o projecto procurará reforçar as colaborações entre os diferentes protagonistas na comunidade na procura de entendimentos e sinergias, seja pela aquisição de informação, investigação e reflexão pertinentes, seja pela comunicação e partilha visões e experiências diferentes. A exigência e o rigor da produção científica e de uma sociedade democrática obrigam afinal a um envolvimento abrangente de toda a população, num debate que se quer fértil.

Durante 2012 e 2013 terão lugar os Encontros do Rio - Ciência, desenvolvimento, comunidade e utopias em Tavira - uma série de três momentos públicos de debate onde deverão convergir os objectivos do projecto. Incluirão conferências, sessões de trabalho temáticas, passeios de pesquisa e discussão, apresentação de trabalhos realizados por alunos da Universidade do Algarve, entre outras coisas. Paralelamente, o Projecto Rio prevê a realização ao longo do ano de oficinas e passeios. As áreas científicas abrangidas incluem a Física, a Química e a Biologia, assim como a Geografia Cultural, a Arquitectura e a Hidrologia.

O primeiro encontro terá lugar nos dias 25 e 26 de Maio de 2012. Ver programa.

ORGANIZAÇÃO:

Centro Ciência Viva Tavira

A Associação Oficina Ciência Viva de Tavira tem como sócios fundadores a Câmara Municipal de Tavira, a Universidade do Algarve e a Agência Nacional para a Cultura Científica – Ciência Viva. Foi constituída com a intenção de criar um Centro de Ciência em Tavira agregando as características das novas gerações de Centros de Ciência, isto é, capaz de introduzir a actividade da Ciência como parte da sua programação expositiva, através da criação de espaços acessíveis para a participação pública de tipo laboratorial, mas também assumindo na comunidade um papel de dinamizador do debate em torno de questões de impacto público relacionadas com ciência e tecnologia.

O Centro Ciência Viva de Tavira abriu ao público a 21 de Abril de 2005.

Associação Chão de Gente

A CHÃO DE GENTE é uma associação sem fins lucrativos criada em 2011. Trabalhamos por um desenvolvimento rural sustentado e pela requalificação e dinamização do espaço público urbano. Atuamos na criação e fortalecimento de redes culturais e de conhecimento, numa amplitude interdisciplinar e multinacional. Interessa-nos a cidade e o campo, as suas relações, dependências e fluxos. Interessa-nos em rigor a metrópole, essa paisagem global que deixou de ser campo e já não é cidade. Desejamos que todos os nossos projetos sejam lugares privilegiados de debate, e que possam nesse processo ser apropriados por aqueles que os recebem ou deles beneficiam. Queremos criar projetos que promovam a autonomia das comunidades e dos indivíduos, nas suas dimensões culturais, técnicas, económicas e políticas.

A Chão-de-Gente é constituída por uma equipa diversa nas áreas da arquitetura e paisagem, engenharia, ambiente e urbanismo.

Câmara Municipal de Tavira